Treineiro Enem 2019: “Ser ou não ser, eis a questão”

Tempo de leitura: 4 minutos

Vale a pena ser Treineiro do Enem?

A princípio a resposta para essa questão é “Sim, vale a pena fazer o Enem como treineiro” (e a gente já explica todos os benefícios)!

Mas antes vamos “abrir um pequeno parênteses.”  Já que a resposta para essa pergunta acaba sendo muito pessoal.

Isso pois, tanto o “sim” quanto o “não” irão depender de inúmeros fatores como a situação d@ vestibuland@, disponibilidade de tempo, disciplina para cumprir os prazos, disposição para enfrentar horas de prova, além de exigir um psicológico extra forte para aguentar tanta emoção.

Mas para quem sonha em ganhar uma bolsa de estudos ou obter outros benefícios com a nota do Enem a opção “sim” tende a pesar mais. Uma vez que todos esses fatores (tempo, disposição, psicológico…) estarão presentes em toda prova de vestibular (não só no Enem).

Pensando nisso muitos estudantes realizam o Enem na condição  “treineros”, para vivenciar uma experiência 100% real, com isso, passam a compreender a dinâmica do vestibular e de quebrar desvendam possíveis mitos e verdades sobre essa prova tão importante.

Ao realizar o exame como treineiro o candidato também consegue perceber em quais áreas do conhecimento possuem maior habilidade e domínio, assim como, as áreas que precisam de maior atenção. Com base nessas informações certamente será bem mais fácil e assertivo construir um plano de estudo eficaz.

Se você já estava considerado se inscrever no Enem 2019 como treineiro aposto que a vontade aumentou. Não é mesmo?  Mas antes de tomar a decisão final, dá uma olhadinha nos tópicos abaixo para entender tudo sobre o assunto: treineiros do Enem.  

Tudo que você precisa saber sobre o treineiro do Enem

A prova do Enem é igual para todos os candidatos, ou seja, a prova terá o mesmo formato para treineiros ou não. Contudo há algumas particularidades e similaridades, veja quais são as principais.

Como se inscrever no Enem para treineiros?

A inscrição do Enem para treineiros é simples e funciona de modo semelhante à dos demais participantes.

Os treineiros tem que pagar taxa de inscrição no Enem 2019

Os treineiros do Enem também precisam pagar a taxa de inscrição, assim como qualquer outro candidato. Da mesma forma, as políticas de isenção do pagamento da taxa se aplicam aos treineiros que se enquadrarem nos requisitos socioeconômicos do Enem.

Quem pode fazer o Enem como treineiro

Não há muitas restrições para fazer o Enem. Qualquer pessoa, com qualquer idade pode se inscrever e realizar as provas do Enem como treineiro, sem nenhum problema. Isso significa que pessoas mais velhas, que pararam de estudar há algum tempo, podem fazer o Exame. E pessoas mais novas também!

Divulgação do resultado dos treineiros

Março 2019

Data a confirmar

Divulgação dos Resultados Treineiros

Contudo, o resultado da nota dos treineiros é divulgada 60 dias após a divulgação da nota dos participantes regulares.

Isso ocorre porque os treineiros não podem ingressar na Educação Superior e, portanto, não precisam ter suas notas calculadas antes das inscrições para o Sisu, Prouni, Pronatec e Fies.

O tempo de espera é longo, mas o Mec já informou que no dia 13 de novembro, será publicado o gabarito oficial do Enem e todos os participantes poderão fazer algumas estimativas de como foram nas provas.   

Os treineiros podem usar a nota do Enem para entrar na Faculdade?

As regras são claras e estão presentes no edital do Enem! A nota obtida pelos treineiros só pode ser usada para fins de auto avaliação. Portanto, quem não for concluir o ensino médio no ano da realização do exame e tiver menos de 18 anos no dia da primeira prova não poderá utilizar seu desempenho para entrar na faculdade ou participar dos programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior (como o ProUni, Sisu, FIES) mesmo que tenha gabarita toda a prova e tirado 1.000 na redação.

O segredo para o sucesso em muitas áreas da vida é manter o foco e treinar bastante. E com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não é diferente.  Para ficar craque, tanto no tempo quanto no dinamismo, no conteúdo das provas e no autocontrole, treine bastante como simulados online e cursinhos preparatórios. Eles serão ótimos aliados nessa horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *