ENEM 2018: O que fazer com a nota do Exame?

Tempo de leitura: 4 minutos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou destaque na vida dos estudantes brasileiros. Por isso se você estiver pensando em ingressar no ensino superior é bom colocar a palavra Enem no radar!

Já se perguntou o que fazer dá para fazer com a nota do Enem?

Além de servir para avaliar a qualidade do ensino médio no País, o Exame também se transformou na principal porta de entrada para a formação superior. Mas não é só isso.

Dá para usar a nota do Enem para entrar em faculdades públicas ou privadas, concorrer ao financiamento estudantil (FIES). Também era possível usar a nota do Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio, mas em 2017 o Governo Federal anunciou algumas grandes mudanças no Enem. 

 

CONFIRA TUDO O QUE VOCÊ PODE FAZER COM A NOTA DO ENEM

 

Conseguir bolsa de estudo em universidade particulares com a nota do Exame

A nota do Enem pode ser usada para participar do processo seletivo do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%). Trata-se de um modo de incluir estudantes de baixa renda em instituições privadas de ensino.

Para concorrer a bolsas do Prouni é preciso que:

  • O candidato tenha completado o ensino médio na rede pública ou na rede particular com bolsa integral.
  • Tenha renda familiar bruta:

                 Para obter bolsa integral: candidatos com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

                Para obter bolsa parcial: candidatos com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

  • Ter realizado a edição mais recente do Enem,
  • Obter média nas provas do Enem de, no mínimo, 450 pontos sem zerar a redação. A nota média de corte são critérios básicos, pois quanto maior a nota, mais chances de ser selecionado.

 

Como conseguir bolsa de estudo em universidade pública com a nota do Enem?

Uma das formas de ingressar em uma universidade pública é através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

O que é o SISU?

Sistema de Seleção Unificada  (SISU) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Através do SISU instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Quem pode participar do Sisu?

Podem participar do SISU todos os estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio do ano anterior, desde que não tenham zerado a nota da redação.

Algumas instituições de ensino adotam notas mínimas para determinados cursos, por isso é preciso estar atento a nota de corte de cada instituição.  

Mas não se preocupe, a nota de corte é informada no momento da inscrição. Dessa forma, o candidato pode escolher o curso ao a instituição em que tenha maior chance de ser aprovado.

Outra alternativa para quem sonha em ingressar no ensino superior é o Financiamento Estudantil (FIES).

 

O QUE É O FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes.   

O Financiamento estudantil possibilita que os estudantes que não tenham condições de arcar com as mensalidades de um curso possam continuar os estudos.  

Ao final da graduação, o estudante que recorrer ao financiamento estudantil deve devolver o valor do financiamento por meio do pagamento de parcelas mensais.

 

Como funciona o financiamento estudantil (FIES)?

Diferentemente do Prouni e do Sisu, a inscrição no Fies permite que o estudante escolha apenas uma única opção de curso. Por meio do uso de filtros de localidade, turno, instituição de ensino e curso, o candidato é direcionado para as vagas disponíveis.

Atenção! Durante o período de inscrição, as notas de corte dos cursos são atualizadas todos os dias.

Isso acontece, porque a nota de corte de cada instituição varia conforme os candidatos escolhem o curso que gostariam de fazer.

Como assim? Muito simples!

Quanto mais alta for a nota de cada participante maior será a nota de corte.

 

Entenda quais são as semelhanças do Prouni, Sisu e Fies?

Prouni, Sisu e Fies são programas que aumentam as chances dos estudantes que realizam o ENEM, ingressarem no ensino superior. Mas para garantir sua vaga é preciso ficar atento ao período de inscrição de cada um dos programas.  

 

Gostou de saber de todos essas possibilidades? Então compartilhe esse post com seus amigos😍

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *