O QUE É CORAGEM? SAIBA MAIS

Tempo de leitura: 2 minutos

A coragem só faz sentido se houver medo!

Você sabe o que significa o termo coragem? Saiba o que diz o dicionário:

Co.ra.gem:

Firmeza de espírito, para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil. Mas esse termo, tão usual, também pode ser definido como:

  • Qualidade de quem tem grandeza de alma;
  • Determinação no desempenho de uma atividade necessária;
  • Muito;
  • Perseverança.

Mas como falar de coragem sem falar do MEDO?

O medo é uma força poderosa que move pessoas a ações incríveis “pela simples possibilidade” de perder aquilo que possuem. A grande fronteira que existe entre o medo e a coragem está na forma com que cada um trabalha esses sentimentos dentro de si.

Para alguns, o medo pode ser uma alavanca poderosa para romper obstáculos e ir mais adiante nos seus projetos, mas para outros pode ser o abismo que os faz parar.  Porém não se engane, ser corajoso (a) não é sinônimo de imprudência.

Eu aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas aquele que conquista por cima do medo.

Nelson Mandela

 

O medo, por exemplo, pode salvar uma pessoa de situações perigosas, imagine o que aconteceria se um deficiente visual estivesse ao lado de uma cobra, ele não teria medo, nem precisaria ter coragem para enfrentá-la, por não ter conhecimento dos riscos que pode estar correndo.

Conseguiu imaginar a situação descrita acima? Ótimo, agora falta pouco para concluir o raciocínio.

Exercite um pouco mais a sua imaginação e suponha que alguém bem intencionado, tenha avisado o deficiente sobre a presença da cobra. Possivelmente ele (e a maioria de nós) não saberia como agir e acabaria paralisado de medo.

Isso acontece, pois tanto a ignorância quanto o conhecimento dos perigos podem desorientar. Mas se entendermos os riscos que resultam da inércia de nossas escolhas face aos nossos medos, vamos perceber que precisamos de muita coragem para lidar com situações adversas e seguir em frente!

Supere seus medos!

Estudar, cuidar de nós mesmos e de nossas famílias, empreender, buscar nossos sonhos, etc. são parte de nossos desafios diários. Mas uma coisa é certa! As pessoas que venceram não pararam diante de seus medos, mas exercitaram a coragem para transpor as barreiras que se apresentaram diante deles.

Lembre-se de todos os desafios que você já conseguiu superar durante sua trajetória de vida e quantas metas você já realizou. Por mais que a vida traga desafios, saiba que você tem toda capacidade de realização e transformação. Tenha consciência das suas competências e saiba que você nasceu com todas as qualidades e habilidades para superar qualquer obstáculo;)

#CORAGEM!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *