Mudanças no ENEM 2019

Tempo de leitura: 2 minutos

Qualquer alteração no formato da prova do Enem faz os estudantes ficarem aletas! E diante do novo governo, são esperadas muitas mudanças para o Enem 2019. Confira!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sofrerá uma série de modificações nos próximos anos. Tais mudanças já foram anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) recentemente.

Embora as alterações estejam agendadas para 2021, os estudantes já podem esperar mudanças no Enem 2019 com relação às abordagens das questões, sobretudo, devido a mudanças no quadro geral do novo Governo.

De fato, não tem como adivinhar todas as possíveis mudanças, pois o Enem não dá spoiler, mas a tendência é que as perguntas exijam dos estudantes uma maior capacidade crítica para chegar a resposta correta.

Em outras palavras o Enem ficará muito mais conteudista, ou seja, a capacidade de interpretação continua em alta, porém, também será necessário dominar os conhecimentos específicos.

Dessa forma, os conhecimentos interdisciplinares e a capacidade de estabelecer conexão entre áreas afins será fundamental.

Confira a lista com as modificações que o Enem sofrerá nos próximos anos.

  • A primeira etapa será mais generalista abordando todas as áreas do conhecimento que fazem parte do programa das provas, que tem como parâmetro a Base Nacional Curricular.
  • A segunda etapa terá um foco mais específico, com questões mais relacionadas com a carreira pretendida pelo candidato.  Por exemplo, um estudante que busca uma vaga em Medicina, na segunda fase, uma maior exigência em Ciências da Natureza e suas tecnologias.  Já no caso de um aluno que pretende fazer o curso de Direito, o foco será mais direcionado para Ciências Humanas e suas tecnologias.

ENEM 2019: mudança envolve o número de questões

Hoje, os candidatos são submetidos a 180 questões. Em 2021, serão cobradas 90, ou seja, a metade.

Isso significa que haverá uma maior exigência de conhecimento do conteúdo, porque haverá um nível mais elevado de complexidade das perguntas.

As mudanças entraram em vigor em 2021, mas é importante já ter um foco para as mudanças no Enem 2019.

Pois o tipo de questão que vão prevalecer no exame em 2021 já começarão a ser aplicadas, para que a transição aconteça de modo gradativo.

Sem dúvida, haverá mais perguntas que terão como objetivo avaliar o domínio do conteúdo e a capacidade de o candidato conectar todas as disciplinas apresentadas durante o ensino médio, o que não é fácil.

Compreender as mudanças do Enem 2019 e fazer uso das melhores estratégias aumentará as suas chances de sucesso ganhar e de obter  mais confiança para alcançar uma performance acima da média.

Se você ficou aflit@ com essa possível mudança, não se preocupe! Para uma preparação eficaz para o Enem, independentemente das mudanças previstas, você pode contar com o Curso Sou Mais Edu.

Estamos aqui para te levar à aprovação 🚀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *