ESTUDAR SEM SE CANSAR: Saiba como

Tempo de leitura: 3 minutos

“QUANDO A ALMA SOFRE O CORPO PADECE.”

Quem nunca ouviu essa frase? O cansaço mental e emocional são um dos maiores problemas na sociedade atual. Esse mal-estar se caracteriza pela sensação de extrema pressão interna e externa, levando à estafa física ou emocional.

A palavra estafa não é muito comum, mas seus sintomas são sentidos por muitos, então vamos entendê-la melhor!

O termo estafa, genericamente chamado de cansaço físico e mental, está intimamente ligado ao fator fadiga extrema. Também pode ser entendido, como uma sensação moderada de elevado grau de desmotivação.

A dita sensação está associada a uma série de reações no organismo:

  • falta de energia
  • sensação de que as forças são escassas

Esses são os sintomas mais recorrentes. Em outras palavras, quando alguém está no limite da sua capacidade física e mental e não se sente capaz de fazer um novo esforço.

Esse tipo de sintomas é extremamente recorrente entre estudantes, principalmente entre aqueles que enfrentam a dupla jornada trabalho/estudo.

Quais fatores desencadeiam o cansaço mental?

Existem diversos fatores que podem desencadear cansaço mental/estafa em uma pessoa. Estes fatores podem ser internos (emocionais, mentais, psíquicos ou orgânicos) e/ou externos (ambiente, relacionamentos, estudo ou trabalho). Entenda melhor!

Fatores internos

  • Estresse;
  • Traumas emocionais;
  • Longas jornadas de trabalho e pouco descanso;
  • Frustrações;
  • O corre-corre do dia a dia.

Os fatores internos geralmente se manifestam em pessoas com dificuldades no desenvolvimento da inteligência emocional, ou seja, na habilidade de expressar o que sente.

Fatores externos

  • Pressões externas e/ou internas;
  • Má alimentação;
  • Noites mal dormidas;
  • Excesso de estudo ou trabalho;
  • Dificuldade financeiras.

Não se engane! Antes de se auto diagnosticar, lembre-se que é natural as pessoas passarem por períodos de cansaço ou fadiga (isso é uma reação natural do corpo). A diferença entre a fadiga e a estafa é quando há uma sensação persistente de perda do gosto pela vida, podendo levar a depressão.

 

Para solucionar esses problemas separamos para você algumas dicas, para se livrar da estafa.

Como se livrar da estafa/cansaço mental?

PONTO 1: DEFINA PRIORIDADES

Ao definir suas prioridades, você vai conseguir ordenar e realizar as ações emergenciais (que causariam real dano se fossem adiadas), nesse processo também é possível que você entenda que, às vezes é necessário abrir mão de coisas menos importantes.

EXEMPLO:

Se sua carga de estudos, ou trabalho estiver além das suas forças, sempre que possível, reavalie suas demandas e busque alternativas que atendam às suas necessidades (sem que isso comprometa os seus objetivos principais).

Mas ATENÇÃO!! Não fazer com que as prioridades de outros se tornem também as suas.

 

PONTO 2: DESCANSO E DIVERSÃO

Não são todos os dias que você consegue separar um tempinho para respirar fundo e relaxar, não é mesmo?

Às vezes relaxar pode ser uma tarefa bem difícil, principalmente quando estamos sobrecarregados, mas o remédio para curar a estafa é justamente esse: relaxar e tirar um tempo para fazer algo que você realmente goste. Muitas vezes o tempo que aparentemente se ‘perde’ indo ao cinema ou ficando com a família, por exemplo,pode ser um grande ganho de saúde e bem-estar.

No início pode até parecer um bicho de 7 cabeças organizar a rotina, e ter um estilo de vida saudável sem perder o rendimento no trabalho e/ou nos estudos, mas não é. Trata-se apenas de uma questão de adaptação e novas rotina.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *