PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE | Universidade Federal, Estadual e Particular

Tempo de leitura: 3 minutos

A fase do pré-vestibular é sem dúvida um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa e tem impacto direto na trajetória profissional, tanto quanto, no direcionamento do futuro. Por isso, antes de decidir prestar o vestibular para uma  Universidade Federal, Estadual ou Particular é preciso fazer algumas distinções básicas, entre cada modalidade de ensino, para alinhar expectativas e realidade.

Quando minha escolha é consciente, nenhuma repercussão me assusta. Quando não é, qualquer comentário me balança.

José Eustáquio.

Saiba quais são as diferenças entre: Universidades Federais, Estaduais e Particulares. Entenda as características de cada tipo de instituição de ensino e faça sua escolha de maneira consciente.

Universidade Federal 

Como o nome sugere, as Universidades Federais (UF) são mantidas pelo Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC).

Como a maioria das instituições governamentais as Universidades Federais são mantidas com o dinheiro de impostos, como resultado, o ensino nessas instituições é livre de mensalidades.

Certamente essa é uma das principais diferenças entre as Universidades Federais e Particulares. Mas não é só isso! 

Por serem gratuitas e acima de tudo, por terem um maior respaldo acadêmico as vagas para as Federais são mais concorridas.

Em função da alta concorrência, os vestibulandos investem mais tempo na preparação para o ENEM, para garantir a tão sonhada vaga no ensino superior.  

Estudar em Universidades Federais requer do universitário mais tempo e envolvimento com a universidade, tornando o dia de quem trabalha e estuda mais exaustivo. Mas se esse for o seu sonho, siga em frente e vá atrás dos seus objetivos.

Pois o que realmente faz a diferença é o grau de comprometimento do aluno com a universidade, seja ela Estadual, Federal ou Privada o que realmente vai fazer a diferença é o seu esforço.

Universidade Estadual

As Universidades Estaduais não são muito diferentes das Universidades Federais. Veja!

As Federais também são regulamentadas pelo Ministério da Educação, porém quem financia e administra as Universidades Estaduais é o governo de cada Estado.

As Universidades ou Faculdades Federais também são mantidas por recursos públicos e oferecem o ensino público gratuito.

Universidade Particular

O ensino oferecido pelas Universidades Particulares não são gratuitos. Mas mesmo que, inicialmente, essa opção pareça cara, você não precisa desistir de seu sonho. Pois, existem algumas formas de ingressar nas universidades particulares, com:

  • bolsas de estudos (para os melhores colocados no ENEM ou nos vestibulares tradicionais);
  • bolsas para atletas;
  • financiamento por meio do FIES ou do PROUNI.

Contudo para concorrer às vagas ofertadas pelo PROUNI e pelo Fies é fundamental que o candidato tenha um bom desempenho no ENEM.  

Investir em Universidade Publica ou Particular? 

De forma simples, podemos dizer que as universidades públicas brasileiras costumam ter maior respaldo que as particulares, mas essa percepção não é necessariamente verdadeira. Pois muitos professores que trabalham em federais também lecionam em instituições particulares.

Portanto, você deve estar atento a qual instituição será capaz de atender seus interesses, necessidades e de oferecer um bom custo benefício.

Como escolher a faculdade com base no custo benefício

Depois de todo este processo de triagem para escolher a melhor faculdade para você, é importante também que você avalie questões práticas como o custo benefício da instituição na qual você quer estudar.

Nesse sentido, avalie os seguintes aspectos:

qual a estrutura do ambiente acadêmico (tamanho, equipamentos, etc);

qual a quantidade média de alunos por sala;

qual o horário das aulas do seu curso;

qual a flexibilidade para quem precisa trabalhar e fazer aulas em diferentes horários fora da grade.

Mais uma vez, são muitos os pontos a serem avaliados antes de dizer que escolheu a melhor instituição de ensino. Portanto pense com calma e quando souber que está no lugar certo, siga em frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *