APRENDA A MONTAR O SEU CRONOGRAMA DE ESTUDOS

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma das atividades que mais causam dor de cabeça nos estudantes e concurseiros é a montagem de um cronograma ou plano de estudos eficiente. Muitas dúvidas ficam na cabeça…

Como montar um cronograma de estudo? Quando devo estudar? Quanto tempo estudo cada matéria?

Essas dúvidas acabam paralisando os estudantes que deixam de fazer o plano de estudo, o que é um grande erro, pois uma coisa é certa! A falta de organização e planejamento, raramente leva à aprovação. Por isso, é muito importante que você desperte para a necessidade de construir um cronograma de estudos.

Como montar um cronograma de estudo?

Antes de colocar todos os seus esforços em um cronograma de estudos (pré-construído) que você encontrou na Internet, ou que outra pessoa esteja utilizando, é extremamente importante que você faça uma auto-análise e descubra quais são os seus pontos fracos, para investir esforços em melhorá-los.

Não se trata apenas de quais matérias você tem mais dificuldade, mas de ir, além disso. Para descobrir quais são os seus pontos fracos e montar um plano de estudo que traga resultados é muito importante que você responda algumas perguntas: Preparado? Então vamos começar!

  • Quanto tempo eu  (realmente) tenho disponível para estudar?
  • Durante quanto tempo eu consigo estudar com qualidade?
  • Quais atividades podem ser deixadas de lado para que eu aumente meu tempo de estudo?
  • Quais atividades posso acrescentar à minha rotina para aumentar a qualidade do meu tempo de estudo?
  • Quanto tempo preciso dormir para ter 100% da minha capacidade?

Responda essas perguntas e faça os cálculos de maneira sincera. É a partir dessas respostas que você poderá estruturar um plano de estudos funcional e eficiente.

Com base nessas respostas, monte seu cronograma determinando quanto tempo você pode ficar em cada passo. Mas fique atento (a), para não empregar muito tempo em poucas atividades. A dica é distribuir bem o tempo.

 

Modelo de cronograma de estudo

Essa parte de colocar as horas é bem simples, mas exige bastante atenção! De qualquer forma ao final desse processo seu cronograma deverá ficar parecido com isso:

modelo-de-cronograma-de-estudo

Cronograma para que não tem o costumes de estudar

Se você não está acostumado a estudar, que tal começar com 1 hora por dia, sentir a experiência e então aumentar aos poucos sua dedicação? Muitos já se frustraram porque fizeram um plano de estudo fora da realidade, não conseguiram implementar, e não puderam provar o doce sabor da tão sonhada aprovação.

Tenha paciência consigo mesmo! Como toda grande mudança de vida, a aprovação no ENEM ou em outros vestibulares exige disciplina e dedicação. Contudo o plano de estudos ideal não é aquele que você quer cumprir, mas sim aquele que você pode cumprir.

 

Problema durante os estudos

Durante sua jornada de estudo (e considerando a correria do dia a dia) é absolutamente normal que você esteja sempre “esquecendo”. É isso mesmo! A quantidade de matérias, quantidade de assuntos estudados e tempo de estudo até a prova são fatores que potencializam este “esquecimento”, ainda que parcialmente. Mas não entre em pânico!

A boa notícia é que podemos minimizar consideravelmente este esquecimento, por meio de revisões periódicas e sistemáticas. É por meio delas que você consegue transferir seus conhecimentos para a sua memória de longo prazo.

Se você não faz revisões, os conteúdos estudados ficam apenas na sua memória de curto prazo. É por isso que muitas pessoas se queixam de que, mesmo depois de muito estudar, não se lembram de parte do que estudou.

Para deixar o esquecimento de lado inclua as revisões no seu plano de estudos!!! Inclua revisões no seu plano de estudos. Revisar é isso: ler um conteúdo mais de uma vez para compreendê-lo.

Seguindo esses passos rapidamente você irá bater as metas do seu plano de estudos.

Antes de terminarmos gostaríamos que você entendesse um conceito… a aprovação no ENEM ou em outros vestibulares não deve ser encarada apenas como mais uma prova a ser transposta, mas sim, como uma etapa essencial para quem deseja aprimorar suas aptidões, a fim de ingressar de forma mais competitiva no mercado de trabalho.

 

Não sabe por onde começar a estudar? Clique aqui para ter acesso a videoaulas incríveis e 100% GRÁTIS

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *