MEC anuncia corte de 30% das verbas para todas as universidades Federais

Tempo de leitura: 2 minutos

O vento ainda venta, a água continua molhada (pelo menos da última vez que eu vi), já os vestibulares de 2019, esses possivelmente estarão um tanto quanto… diferentes. E para o desespero de muitos a previsão é que eles serão bem mais concorridos.

MEC anuncia corte de 30% em repasses para todas as universidades

Com o corte de 30% das verbas destinadas a todas as universidades e institutos federais a previsão é que as federais (tradicionalmente as instituições de ensino mais disputadas) reduzam o número de vagas ofertadas em todo o território nacional.

Certamente o cenário não é dos melhores, mas a medida já foi anunciada por Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).

CURSO PRÉ-VESTIBULAR

O corte nas verbas, ou melhor, o contingenciamento dos orçamentos poderá ser suspenso se as seguintes hipóteses se consolidarem.  

Hipótese “A”: para a não redução dos orçamentos

Se a reforma da Previdência for aprovada.

Hipótese “B”: para a não redução dos orçamentos

Se economia do país melhorar no segundo semestre.

Se redução do orçamento for mantida?

Se as hipóteses “a” e/ou “b” não ocorrerem, especula-se que muitas universidades não irão ter orçamento suficiente para manter as atividades acadêmicas e consequentemente poderão paralisar as atividades.

Previsões feitas por dirigentes de instituições como, por exemplo, a Universidade Federal de Rondônia (UFR),  dizem que, se os cortes de 30% do orçamento das universidades forem mantidos não haverá recursos suficientes para arcar com as despesas básicas como manutenção do espaço, telefonia, etc.

Ainda que as universidades continuem funcionando (com o contingenciamento do orçamento) possivelmente serão feitas reduções no número de vagas ofertadas os futuros universitários.  

Mas por hora o destino das universidades é incerto, porém, em terra de universitário estudar é lei.

Portanto se você pretende garantir a tão sonhada vaga na universidade foque nos estudos, afinal de contas.

“Quanto menor a oferta maior a demanda.”


Adam Smith

Bora estudar vestibuland@s

Curso Pré-vestibular Sou Mais Edu, a solução completa para quem busca a aprovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *