COMO ESTUDAR | Dicas de estudo com Flashcards

Tempo de leitura: 3 minutos

Já imaginou como seria ter uma memória de gênio? Decorar a tabela periódica, a fórmula de Bhaskara ou quiçá aprender um novo idioma… Se esses parecem objetivos atrativos, saiba que os flashcards podem ser um ótimo método para finalmente atingir esses objetivos…

Os flashcards comprovadamente ajudam no processo de memorização. Você pode fazer cartões de memória para estudar para praticamente qualquer assunto, o que inclui, estudar para o Enem e demais vestibulares.  

Mas antes de partir para execução do método é bom entender a ciência por trás dos flashcards e como aplicá-los aos estudos.

A CIÊNCIA POR TRÁS DOS FLASHCARDS

Ao aprender algum assunto novo, o conteúdo é inicialmente assimilado, mas permanece em regiões periféricas do cérebro, com o passar do tempo, o conteúdo supostamente assimilado começa se dispersar e logo é esquecido. Esse processo de esquecimento é chamado de curva do esquecimento. Esse nome é bem sugestivo e você já vai entender porque?

O que é a curva do esquecimento

A teoria do esquecimento ou curva do esquecimento foi proposta originalmente pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, a mais de 100 anos. Apesar do tempo essa “teoria não caducou” e continua extremamente atual.

A fórmula que representa a curva é definida pela seguinte equação: (Atenção: matemática à frente!) Retenção = e ^ – (Tempo / Força da Memória)

É mais fácil ver e principalmente entender essas informações em um gráfico:

Se você é bom na interpretação de gráficos já deve ter percebido que as notícias não são as mais animadoras… A curva do esquecimento é bem acentuada, isso significa, que a mente humana tende a não reter boa parte das informações que nosso cérebro recebe.  

A boa notícia é que existem estratégias que você pode usar para melhorar a retenção da memória. E é aqui que entra a técnica dos flashcard.

Mas antes de colocar a mão na massa é bom saber o que são flashcard

O que são flashcards?

Os flashcards são uma maneira popular de estudar e são chamados de flash por um motivo, eles ajudam na memorização rápida de teoremas complicados, citações de autores famosos, palavras complicadas do nosso vocabulário, datas e muito mais…

Para ser mais exato um flashcard (ou cartão flash) é essencialmente um cartão de nota com uma pergunta de um lado e a resposta correspondente do outro lado.

Você pode aprender e repetir informações lendo a pergunta e tentando lembrar a resposta. Na sequência você deve verificar se sua resposta estava correta, virando o cartão.

O procedimento é bem simples e exige poucos materiais.

Como fazer flashscards?

Para fazer cartões de memória (flashscards), você precisa reunir seus materiais, identificar informações importantes e, em seguida, partir para a execução do material.

Se você tem, por exemplo, um flashcard dizendo: “Qual é a capital do Brasil? ”

Você escreveria “Brasília” no verso do cartão.

Isso também funciona ao contrário. Você pode ver a resposta e tentar recuperar a pergunta associada.

Quando você vê a palavra “Brasília” no seu cartão, você pode tentar lembrar onde esta cidade está localizada e qual o seu status. Ah, certo! Brasília é a capital do Brasil. Esse é um método bastante eficaz e o melhor e que os cartões de flashcard são fáceis de usar  e simples de fazer…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *