Passo a passo para montar ciclo de estudos infalíveis para o Enem!

Tempo de leitura: 2 minutos

A organização é parte fundamental da vida do vestibulando. Várias ferramentas estão disponíveis para otimizar os estudos, mas somente algumas sobrevivem ao teste do tempo. O ciclo de estudos é uma delas. Confira!

O que é o ciclo de estudos

Ciclo de estudos é um método muito utilizado por vestibulandos e concurseiros de alto nível.

Nesse modelo, define-se uma sequência de matérias a ser seguida e a quantidade de horas de estudo que será dedicada para cada uma delas.

Adiante teremos detalhes, mas para você começar a compreender, analise abaixo o passo a passo para construir o seu ciclo de estudos.  

Passo a passo para construir um ciclo de estudos

primeiro passo para montar um ciclo de estudos eficiente é fazer um levantamento das matérias e disciplinas que você terá que estudar.

Por exemplo, se você pretende fazer o Enem o modelo abaixo apresenta a distribuição ideal , pois nele constam todas as áreas do conhecimento que  irão cair na sua prova. 

O que estudar para o ENEM 2018? Conteúdo da prova.

O segundo passo exige uma analise um pouco mais aprofundada, mas não é nada impossível de se fazer! 

Nesse ponto o ideal é fazer um levantamento dos assuntos de maior e menor relevância para a sua prova, assim você conseguirá estabelecer prioridades.

Pois nem todos os assuntos de todos as disciplinas irão cair na prova, logo, o ideal é investir o tempo nos assuntos que de fato terão relevância.   

Assuntos de maior e menor relevância para o Enem[/caption]

O quadro anterior apresenta o percentual que cada disciplina representa na nota do ENEM. Dessa forma, podemos concluir que umas são mais relevantes que outras e merecem atenção redobrada.

Porém, todas as disciplinas precisam ser estudadas e, para você saber quais são os conteúdos mais relevantes de cada disciplina, segue um levantamento dos últimos anos, a fim de te nortear nos estudos.

Temas mais cobrados no Enem nos últimos anos.

Com base nessas informações, prepare seu CICLO DE ESTUDOS. 

  • Priorize os conteúdos mais relevantes, conforme apresentado nas imagens anteriores.
  • Organize seu ciclo de estudos com base no tempo livre que você tem (seja realista).
  • Intercale matérias que você se sinta confortável, com aquelas que você não gosta.
  • Faça ciclos mais curtos, para evitar o cansaço mental.
  • Inclua revisões e exercícios no CICLO DE ESTUDOS.

Força de vontade e perseverança serão as virtudes mais poderosas para você cumprir suas metas e alcançar a sua aprovação. 

Dúvidas ou comentários? Escreva no campo de “comentários” logo abaixo. Fique à vontade para compartilhar tanto o artigo quanto às imagens nas redes sociais =) 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *