9 Passos para ampliar o vocabulário e o poder da escrita

Tempo de leitura: 4 minutos

Ampliar o seu vocabulário é uma das maneiras mais fáceis de melhorar o poder de sua escrita e tornar essa tarefa muito mais fácil, já que você terá um arsenal de palavras em seu repertório para aplicar quando for necessário.

Desenvolver seu vocabulário não precisa ser difícil ou doloroso.

9 maneiras fáceis de melhorar seu vocabulário e consequentemente sua escrita.

1 Aprenda novas palavras

Para melhorar seu vocabulário rapidamente, faça um esforço para aprender pelo menos uma palavra nova todos os dias.

Você pode imaginar a melhor maneiras de fazer isso ou simplesmente escolher uma palavra no dicionário.

2 Use palavras novas

Use uma palavra imediatamente depois de aprender. Tente empregá-la  de forma contextualizada assim que você aprender. Tente inserir uma nova palavra na conversa ou nas mensagens que você envia para os amigos nas redes sociais.

Faça isso sempre que possível e repita a palavra para si mesmo.

3 Ler todos os dias

Tente ler com frequência, qualquer tipo de leitura o ajudará, mas o ideal é tentar diversificar sua lista de literária. Se você tende a ler o mesmo tipo de coisas todos os dias, você pode não estar se expondo a uma ampla gama de vocabulários.

Diversifique os tópicos que você lê para incluir ciências naturais, Shakespeare, literatura contemporânea, política, história, filosofia ou qualquer outro tópico que você acha que pode gostar.

4 Use um dicionário de sinônimos

Mantenha um dicionário de sinônimos a mão. Enquanto escreve, mantenha um dicionário de sinônimos a mão e use-o quando estiver usando uma palavra com muita frequência ou usando uma palavra que você sabe que não transmite o significado correto.

Isso ajudará você a se expressar melhor e também aprenderá uma nova palavra no processo.

5 Procure palavras que você não conhece

Com que frequência você se depara com palavras desconhecidas enquanto lê? Não apenas ofusque-as, reserve um tempo para procurá-las, e se você não tiver tempo, anote-as e procure o significado de cada uma mais tarde.

6 Identifique palavras vazias

Você provavelmente está familiarizado com palavras vazias em seu discurso (como “uh” ou “ai”), mas sua escrita provavelmente tem palavras vazias também.

Procure por estas palavras e tente substituí-las por algo mais apropriado.

7 Faça um curso de redação

Há uma abundância de cursos on-line, bem como aulas presenciais que você pode participar para melhorar sua escrita e aprender a usar palavras novas corretamente.

Tente encontrar um curso individualizado que use tarefas e testes para ajudá-lo a aumentar a fluência e aprimorar suas habilidades de escrita.

8 Revise sua própria redação

Depois de terminar de escrever, seja o seu próprio revisor e passe pela redação com um pente de dentes finos para identificar palavras excessivamente usadas e indefinidas com algo mais preciso.

A revisão é um processo importante para detectar erros de escrita, mas também é excelente para melhorar o tom, o estilo e a clareza da sua escrita.

Pode ajudar ler as frases em voz alta e, em seguida, anotar qualquer falta de precisão.

9 Ter um dicionário de bolso ou virtual a mão

Com que frequência você se encontra com tempo livre e nada para fazer? Leve um dicionário virtual ou um dicionário de bolso com você e você encontrará tempo para reforçar seu vocabulário enquanto aguarda por um compromisso, indo para o trabalho ou esperando um ônibus.

Sempre que tiver alguns minutos de sobra, leia uma ou duas páginas e aprenda uma nova palavra para adicionar à sua escrita.

Espero que esta lista tenha lhe dado um excelente lugar para começar a construir seu vocabulário um pouco de cada vez. Se você pensar a respeito, há oportunidades ao seu redor para desenvolver essa importante habilidade, por isso passe o tempo todo dia lendo e ouvindo novas palavras e depois desenvolva um sistema para incorporar essas novas palavras em sua escrita e discurso.

Em pouco tempo, você descobrirá que seu vocabulário cresceu para um novo nível e que sua escrita ganhou a clareza que você precisa com uma facilidade que não achava possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *