8 Dica para estudar ouvindo música

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitos dizem que, para estudar, é necessário ter um ambiente silencioso, sem distrações. No entanto, para alguns, estudar em um ambiente silencioso é algo impensável. Pois um ambiente silencioso pode levar a uma luta épica contra o tédio ou contra o ímpeto de sucumbir ao fascínio de dormir sobre a mesa de estudos!

Contudo o tipo errado de música pode acabar distraindo você dos seus estudos. Então, hoje vamos oferecer algumas dicas e ideias sobre como escolher as melhores músicas para estudar.

MELHORES DICAS PARA ESTUDAR OUVINDO MÚSICA 

Dica 1: Escolha as músicas certas para estudar

Certamente não dá para estudar ouvindo qualquer tipo de música. Pois nem toda música favorece a concentração. Contudo um estudo realizado pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, mostrou evidências de que as músicas de Mozart melhoram o desempenho mental.

Alguns pesquisadores chamam isso de “Efeito Mozart”.  Portanto você já pode adicionar o concerto para violinos número 3, de Mozart a sua playlist. Contudo se você achar esse estilo muito clássico confira a próxima dica.

Dica 2: Melhores estilos de musicas para estudar

As músicas instrumentais de ambiente também são uma boa opção. Este tipo de música costuma ser mais moderna que os clássicos de Mozart e tem um efeito similar. Algumas trilhas sonoras de filmes, séries e afins são muito boas. Confira algumas opções.

  • River Flows In You _ Yiruma
  • May It Be _ Enya
  • Fix You / Clocks _ Simply Three
  • Sadness and Sorrow (Naruto) _ Taylor Davis

Dicas 3: Ouça sons de elementos da natureza 

Esses sons não são exatamente música, mas são extremamente relaxantes e você vai se sentir como se estivesse em outro mundo, ou seja, esses sons ajudarão a fugir da rotina.  Portanto ouça sons da natureza, como chuva, ondas, selvas ou animais enquanto estuda. 

Dicas para não perder o foco enquanto estuda ouvindo música

Você está estudando, então nada de querer fazer uma rave! Ouça a sua música de estudo em um volume moderado. Quanto menor, melhor. Quanto mais alto for, mais irá distraí-lo.

Seu objetivo principal é estudar, então mantenha sua música em segundo plano. Quando você terminar de estudar, você pode subir o som!

Dica 1

Crie uma lista de reprodução com todas as suas músicas favoritas com antecedência para evitar ter que procurar novas músicas a cada 5 minutos. Isso economizará tempo, permitirá que você planeje o tempo de cada sessão de estudo.

Dica 2

Não ouça música no rádio enquanto estuda. O diálogo dos apresentadores e os anúncios prejudicam a concentração. Vale destacar que você deve ter controle total das música de estudo.

Dica 3

Crie playlist com duração de 40 a 50 minutos. Quando a lista de reprodução terminar, isso funcionará como um lembrete para você fazer uma pequena pausa nos estudos.

Dica 4

Ouça música antes de ir para a cama ou antes de um exame. Isso fará você se sentir relaxado e colocá-lo no estado de espírito correto.

Dica 5

Embora seja importante escolher a melhor música para estudar enquanto estuda, você deve evitar passar horas selecionando as músicas. Pois o que importa não é escolher a melhor música do mundo, mas fazer dos estudos algo produtivo.

Siga estas dicas e sua rotina de estudos certamente melhorará.

E lembre-se: use essas dicas enquanto estuda com O Curso Sou Mais Edu, o melhor curso preparatório para O Enem e Vestibulares, o que lhe dará mais um passo para alcançar o sucesso no Enem ou em qualquer outro vestibular. Conheça nosso curso agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *